Governo exonera secretária de Educação Ivaneide Dantas e a substitui por Alexandre Schneider
01/07/2024
Novo gestor foi secretário municipal de São Paulo. Ivaneide Dantas e Alexandre Schneider
Divulgação e TV Globo
A governadora Raquel Lyra (PSDB) exonerou, nesta segunda-feira (1º), a secretária de Educação e Esportes de Pernambuco, Ivaneide Dantas. No lugar dela, foi nomeado o consultor, professor e pesquisador Alexandre Schneider, que foi secretário municipal de Educação de São Paulo em duas gestões.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
Ivaneide Dantas estava na gestão desde o início do governo Raquel Lyra, há um ano e meio. Ela foi indicada pelo ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), que foi adversário da governadora nas eleições estaduais e ficou em terceiro lugar.
A governadora, em comunicado enviado à imprensa, agradeceu à secretária pelo "compromisso com a Educação e com o serviço público desde o início de nosso governo". Segundo o governo, a exoneração aconteceu a pedido de Ivaneide Dantas.
O novo secretário, filiado ao PSD, já foi candidato a vice-prefeito de São Paulo, em 2012, na chapa de José Serra (PSDB), que não foi eleito. Também se candidatou a deputado estadual, em 2014, mas ficou como suplente.
Ele é doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou como secretário municipal de educação entre 2006 e 2012, na gestão de Gilberto Kassab (PSD), e entre 2017 e 2019, na gestão de João Dória (PSDB).
Outras exonerações
Esta foi a terceira exoneração de secretários estaduais em menos de um mês. No início de junho, se demitiram os então secretários de Turismo e Lazer, Daniel Coelho (PSD), e da Mulher, Mariana Melo (PSDB).
Ambos pediram para sair da pasta no último dia do prazo de desincompatibilização, que é o período permitido pela Justiça Eleitoral para quem vai disputar um cargo eletivo.
Daniel Coelho se filiou ao PSD recentemente num evento em que sua pré-candidatura à prefeitura do Recife foi bastante citada.
Mariana Melo se filiou ao PSDB recentemente. No meio político, especula-se que ela pode ser a candidata a vice-prefeita numa possível chapa com Daniel Coelho.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias